segunda-feira, 24 de março de 2014

24 de março de 1974 - Enchente de Tubarão - 40 anos

São 40 anos da enchente que abalou nossa cidade. O nível do rio atingiu a marca histórica de mais de 10,22 metros acima do seu leito normal.
Até hoje não se tem uma confirmação exata de quantas pessoas morreram vítimas de afogamento ou soterramento. 
É importante relembrarmos estes fatos em homenagem as vidas perdidas nesta tragédia, e também para que fiquemos sempre atentos, pois não estamos livres dos fenômenos climáticos, temos sim é que nos prepararmos com mais segurança!
Nossos alunos do 7º ano em virtude de estudos realizados sobre esta marcante enchente para nossa cidade realizaram uma aula passeio, visitaram o Museu Ferroviário de Tubarão e a ponte pênsil que corta o rio Tubarão, visto que na enchente ambos foram atingidos. A Ferrovia Dona Tereza Christina teve grande parte de sua malha ferroviária destruída e a ponte pênsil foi tragada pelas águas e reconstruída no ano seguinte.


Vejam as fotos da aula passeio:
Alunos do 7º ano
Professoras: Andréia e Josiane

sexta-feira, 21 de março de 2014

22 de março - Dia mundial da água

O dia mundial da água precisa ser mais lembrado e celebrado. É muito importante preservar e não poluir nossos rios e mares.

Nossos rios garantem a nossa água de todo os dias e nossos mares preservam a vida no planeta! Você sabia que apesar da água ocupar 70% da superfície da Terra, apenas 0,01% pode ser consumida ?

Por isto é muito importante economizar!
O lixo acumulado nos mares prejudica os animais marinhos e corais.
E as vezes, demora milhares de anos para se decompor vide:
- Papel: de 2 a 4 semanas
- Palitos de fósforos: 6 meses
- Papel plastificado: de 1 a 5 anos
- Chicletes: 5 anos
- Latas: 10 anos
- Couro: 30 anos
- Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
- Latas de alumínio: de 80 a 100 anos
- Tecidos: de 100 a 400 anos
- Vidros: 4.000 anos
- Pneus: indefinido
- Garrafas PET: indefinido 


Atividades online:

Dia mundial da água - 22 de março - Atividade 3º ano - Profª Adriana

Escolha uma das frases abaixo e crie um desenho para ilustrar a importância da água:








segunda-feira, 17 de março de 2014

Assembleia de pais e professores 2014

Agradecemos a todos pela participação em nossa primeira assembleia do ano letivo de 2014. 

Na oportunidade tratamos de assuntos como: apresentação da nova contratada da APP de serviços gerais, prestação de contas da APP, festa primaveril com a comemoração dos 45 anos da escola, apresentação do projeto da reforma do prédio escolar, o calendário escolar 2014, as normas escolares do ano letivo de 2014, apresentação do PPP - Projeto Político Pedagógico 2014, apresentação dos professores e outras deliberações pertinentes ao ano letivo que segue. 

 Sua presença foi de suma importância!


Confiram as fotos da assembleia abaixo:


sábado, 15 de março de 2014

15 de março - Dia da Escola


Uma instituição tão importante para o mundo não poderia deixar de ser homenageada. No dia 15 de março, comemoramos o Dia da Escola. Depois do contato familiar, é a escola que exerce os papeis mais importantes na vida das crianças, como a alfabetização e o dever de preparar os pequeninos para a vida em sociedade.
O termo escola vem do grego “skholê”, que significa descanso ou lazer. Então a escola antigamente era ambiente apenas de lazer? Não é bem assim! A explicação é que na Grécia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filosofia eram exclusivas das pessoas que não exerciam trabalho braçal, ou seja, dispunham de tempo livre.
Os jesuítas tiveram um importante papel na fundação das primeiras escolas no Brasil. Em 1779, eram 17 Colégios, 25 Casas Jesuítas e 36 Missões realizando a prática da formação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos colonizadores, indígenas e, principalmente, da elite que liderava a sociedade da época.
Hoje, com a necessidade de colocar as crianças cada vez mais cedo em escolas, os pais precisam ter a certeza que a instituição vá prover à criança educação de boa qualidade, alimentação e recreação durante o período que seus filhos estarão na escola.
Uma nova modalidade de ensino vem ganhando a cada dia mais credibilidade: as escolas em tempo integral. Atualmente, mais da metade dos estudantes brasileiros da educação básica estão na rede integral. Entre as vantagens está a melhora do rendimento do aluno, a implantação da prática de esportes e a ocupação do tempo ocioso.

Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-escola.htm

PARABÉNS A TODAS AS ESCOLAS!

sexta-feira, 14 de março de 2014

Atividades Português - Profª. Cristina - 4º ano

Separe em sílabas - Só Português - Clique no link abaixo para realizar a atividade:
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/jogo.php?jogo=4

Separe em sílabas - Escola Games - Clique no link abaixo para realizar a atividade:
http://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/

Classifique as palavras quanto ao número de sílabas - Clique no link abaixo para realizar a atividade:
http://guida.querido.net/jogos/portug/divsil-1.htm

Separação e classificação silábicaClique no link abaixo para realizar a atividade:
http://www.anossaescola.com/cr/testes/separacaosilabica3.htm

Jogo dos acentos - Escola Games -  Clique no link abaixo para realizar a atividade:
http://www.escolagames.com.br/jogos/bruxaDosAcentos/

Jogo da forca - Só Português - Clique no link abaixo para realizar a atividade:
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/forca/forca.html

Adivinhas - O que é o que é? Clique no link abaixo para realizar a atividade:
http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/adivinhas_testes_quiz_on_line_1.html

Caça Palavras - Clique no link abaixo para realizar a atividade:
http://www.escolagames.com.br/jogos/cacaPalavras/

Caça Palavras - Clique no link abaixo para realizar a atividade:
http://www.imagem.eti.br/caca_palavras/caca_palavras_on_line.html



terça-feira, 11 de março de 2014

ASSEMBLEIA GERAL DE PAIS E PROFESSORES 14/03/14, ÀS 19 HORAS

Acontecerá no dia 14 de março de 2014, sexta-feira, a iniciar-se às 19 horas,  nossa primeira Assembleia Geral de Pais e Professores. Na oportunidade trataremos de assuntos relacionados ao andamento deste ano letivo, como as normas escolares do ano letivo de 2014, o calendário e outros temas relacionados ao âmbito escolar. Trataremos ainda sobre a reforma do prédio escolar que acontecerá durante este ano e na oportunidade apresentaremos o projeto a comunidade.
Salientamos a todos os pais e a comunidade interessada da importância da vossa presença, para que juntos possamos tomar todas as decisões necessárias ao bom andamento do ano letivo em busca de nosso principal objetivo que é o sucesso da aprendizagem de vossos filhos. 

A assembleia será realizada na própria escola, na sexta-feira (14/03/2014), às 19 horas.

Contamos com a presença de todos!






sexta-feira, 7 de março de 2014

Parabéns pelo seu merecido dia mulher - 8 de março


8 de março - Dia Internacional da Mulher


Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.
Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.
Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.
A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.
Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.
No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.
Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.
Mas a mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento, o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm