quarta-feira, 29 de abril de 2015

Projeto Mais Educação: o uso do lúdico nas séries iniciais

 De acordo com Velasco (1996, p.21) o brincar para a criança é algo importante para que a aprendizagem seja divertida e que haja uma expressão com a linguagem oral e escrita e desenvolvendo o diálogo mais complexo com o mundo que as rodeia.

Segundo Aberastury (1992, p.69) a criança aprende através do jogo a competir e a compartilhar vários tipos de jogo com o grupo, e na utilização de múltiplos brinquedos como: os jogos de corrida, o dominó, o banco imobiliário e que abrem um extenso leque para o mundo. Dizem Santos (1997, p.21) na brinquedoteca onde é um espaço que a criança interage e socializa com outras da mesma faixa etária, na sua formação correta com os brinquedos, desenvolvendo uma criação para o futuro e livres em descobrirem novas formas de respostas e significados, e obtendo experiências ao invés sendo levadas e conduzidas para que adquirissem novos significados.

Professora responsável: Elda Gelati / Sustentabilidade


Alunos do 1 e 2 ano






Aplicando jogos matemáticos em sala de aula

Os jogos matemáticos não são as únicas formas lúdicas de trabalhar um conteúdo ou de evoluir o currículo, mas é uma das mais bem aceitas pelos alunos. 

A interação e a comunicação com outros colegas tornará a linguagem cotidiana e a linguagem matemática uma ponte de diálogo entre os alunos e entre eles e o professor. A comunicação entre eles, a identificação, a relação do jogo com o conteúdo matemático tornará mais fácil e acessível a compreensão dos pontos importantes para uma perfeita comunicação matemática.

Professora responsável: Inez Martins Ramos / Matemática






quinta-feira, 23 de abril de 2015

18 de Abril - Dia Nacional do Livro Infantil

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.


“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Dança na escola: uma educação pra lá de física

Através do Projeto Mais Educação, diversas oficinas estão sendo oferecidas para os estudantes do 1 ao 9 ano.
Uma das oficinas que vem fazendo sucesso entre a garotada é a DANÇA... De acordo com o professor da oficina, Douglas Fernandes, os alunos estão mostrando cada vez mais interesse e motivação pelas aulas. 

"Dançar é uma das maneiras mais divertidas e adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Enquanto mexem o tronco, as pernas e os braços, os alunos aprendem sobre o desenvolvimento físico. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização"

Abaixo, alunos do 3 e 4 ano. 



terça-feira, 14 de abril de 2015

A Páscoa ...

Páscoa é dizer sim ao amor e a vida. É investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.