quarta-feira, 6 de julho de 2016

A Origem das Festas Juninas

Nesta época do ano, principalmente a partir de junho, ocorrem as festas juninas em todo o Brasil. São festas que se originaram de povos antigos, onde se agradecia pelos produtos das colheitas e pela terra que os produzia. Tais festas foram incorporadas pela igreja católica como comemoração pelo nascimento de São João Batista. Além dele, também, outros santos fazem parte das celebrações, são eles Santo Antônio (santo casamenteiro) e São Pedro. Já a fogueira, antigamente, tinha uma relação com os festejos para o Sol (solstício de verão). Entretanto, desde a cristianização do festejo a fogueira passa a ser um aviso do nascimento de São João. Além disso, as festas joaninas (ou juninas) são recheadas de deliciosas comidas típicas e divertidas quadrilhas.

Para maiores informações assista ao vídeo que é fonte deste post Brasilidade - Festas Juninas.

Baseados no tema das Festas Juninas, as crianças do Mais Educação, após assistir ao vídeo, produziram desenhos no Tuxpaint.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Aniversário de Tubarão

O município de Tubarão comemorou seus 146 anos de história no dia 27 de maio de 2016. Nesse sentido, foi exibido um vídeo de uma reportagem feita pela Unisul TV, onde se contou um pouco da história de Tubarão. Muitas mudanças aconteceram ao longo dos anos, mas o que mais marca a cidade é o rio que a corta. Ele trouxe muitos benefícios, entretanto, em 1974, acabou transbordando e marcando a vida de toda a população. Após assistir ao vídeo, as crianças do Mais Educação (1º ao 3º ano do ensino fundamental) fizeram perguntas e, em seguida, desenharam no Tuxpaint. Fonte: Vídeo da Unisul TV: https://www.youtube.com/watch?v=EXH-H0wkvQg

Dia das mães

O dia das Mães vem sendo comemorado, de alguma forma, desde a antiguidade, mas é no início do século XX que ele passou a ter um dia próprio. Isso se deu quando a americana Anna Jarvis perdeu sua mãe e, assim, resolveu criar um dia em homenagem às mães. Tal celebração foi se espalhando pelo mundo e no Brasil o presidente Getúlio Vargas decretou o segundo domingo de maio o dia das mães. Desde então, nossas mães são homenageadas. Partindo dessa ideia foi passado um texto informativo, bem como uma explicação e um breve vídeo às crianças do Mais Educação (do 1º ao 3º ano do ensino fundamental). Após, elas desenharam uma linda imagem para nossas mães no Tuxpaint. Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm

Dia do livro e dia do índio

No dia 18 de abril comemora-se o dia nacional do livro infantil. Nesta mesma data aniversaria o escritor brasileiro Monteiro Lobato, entretanto, isto não é uma coincidência, mas uma justa homenagem a quem se dedicou a escrever livros infantis. No dia seguinte, 19 de abril, vem a celebração do dia do índio que no Brasil ocorre desde 1943, a partir do decreto-lei 5540 promulgado pelo atual presidente Getúlio Vargas. Sendo assim, em abril trabalhamos com as crianças do Mais Educação, do 1º ao 3º Ano do ensino fundamental, uma das histórias de Monteiro Lobato, o Sítio do Pica Pau Amarelo e o dia do índio. Depois de terem uma breve explanação sobre o assunto, elas desenvolveram a criatividade desenhando no Tuxpaint. Fonte: . .